# 35 - Cisne Negro

E ai gente, como anda o carnaval?
O meu foi bom, mas já voltei a rotina... Carnaval pro meu trabalho não quer dizer nada, então aqui estou eu trabalhando, e amanhã também estarei, mas pelo menos é de casa :P

Ontem fui assistir ao filme "Cisne Negro" com a Mah, o namorado dela e meu amigo Felipe (super carnavalesco o nosso programa né!). Juro que eu tava esperando menos do filme, me surpreendeu no bom sentido!


O filme conta a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina toda meiga e fofinha, que possui uma técnica fora de sério e uma disciplina invejável ou não. Ela mora com a mãe, uma ex bailarina que teve que abrir mão de sua carreira ao ficar grávida da filha (já vai imaginando a pressão).


A metáfora da história de Tchaikovisky permeia todo o filme. Na história de "O Lago dos Cisnes", o Cisne Branco se apaixona pelo príncipe, mas uma feitiço é colocado sobre ela, fazendo com que sua irmã gêmea, o Cisne Negro, seduza seu amor. Para se livrar do feitiço, o Cisne Branco só acha uma saída, o suicídio.

Nina aspira ao papel principal de "O lago dos cisnes", a Rainha Cisne. Para tal papel, Nina precisa ser capaz de interpretar tanto a parte do Cisne Branco como a do Cisne Negro.


O Cisne Branco é uma dança que requer muita técnica, leve e pura, a cara da Nina! Já o Cisne Negro é uma dança mais viceral, mas sedutora, e é aí que o problema começa. Nina tira o Cisne Branco de letra, mas na hora do Cisne Negro ela não dá conta. Ela é toda contida e tímida, fala baixo, pede desculpas o tempo todo. Na hora de dançar, não consegue se expressar emocionalmente, não consegue aflorar seu lado mais sexy.



Já Lilly (Mila Kunis) é o oposto. É uma bailarina californiana, recém chegada ao balé onde Nina trabalha, e é a personificação do Cisne Negro. Sua técnica não é tão apurada como a de Nina, mas sua dança transpira emoção e paixão. Nina se sente ameaçada por Lilly, mas rola também uma atração platônica.



Nina também tem uma quedinha pelo diretor do balé, Thomas (Vincent Cassel), que cobra dela constantemente por mais vivacidade em sua dança, por mais sedução, sempre a lembrando que seu Cisne Negro, nas palavras dele, "não faz ninguém querer comer ela".


Coitada! Apesar de ser uma mulher bem grandinha, a mãe de Nina ainda a ajuda a se vestir, coloca ela pra dormir com caixinha de música do lado da cama e liga constantemente pro celular da filha. ¨Tem bixinhos de pelúcia pelo quarto dela inteiro! A sensualidade passou longe daquela menina! 


O problema é que Nina não aguenta a pressão e começa a surtar. Ela já não separa mais o palco de sua vida real, e encana que Lilly está tentando roubar seu lugar. Ela se torna obsecada pela idéia de se tornar o Cisne Negro, e se revolta completamente.



Esse thriller psicológico, dirigido por Darren Aronofsky, é com certeza sua obra prima. A fotografia do filme também é bem peculiar, fazendo com que você entre na vida de Nina. Eu saí até zonza do filme!



Deixo vocês com o trailer... recomendadíssimo! Oscar super merecido!





Bjus =*
Juliana

0 comentários:

Postar um comentário