# 40 - Cuidados com a pele no verão

Olá meninas e meninos!

Estou aqui hoje pra dar alguns conselhos que eu mesma não segui nesse final de semana - e nem a Mah - pra que vocês não passem pelo o que estamos passando nessa segunda-feira.
Acontece que esse final de semana, fomos pra Caraguá e pegamos um solzinho... como sempre na hora você não percebe a gravidade da situação e acha que tá tudo bem, mas depois do banho vê que a realidade é bem diferente e que você tá queimado que nem um camarão.

Vamos a alguns cuidados imprescindíveis que devemos ter com a nossa pele nesse verão:

1. Protetor Solar

Esse a gente nem precisa falar né. O sol do verão está muito forte, e o protetor solar é o único meio que temos de proteger nossa pele contra os raios UV (a não ser que você queira ir de burca pra praia).
Além das nossas conhecidas e desconfortáveis queimaduras, o sol também pode causar envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele (tipo mais comum de câncer no país).
O protetor deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, e deve ser renovado a cada 2 horas, ou toda vez que entrar na água ou que houver transpiração excessiva. Utilize um protetor de fator 15 ou maior, para que sua pele esteja bem protegida. Cuidado na hora da aplicação, certifique-se de que está passando o protetor de maneira homogênea para não manchar a sua pele.
Atenção especial para as cicatrizes, que normalmente tem a pele mais sensível, a as tatuagens, que podem desbotar caso expostas repetidamente ao sol.
Lembrando que naquele dia nublado, mas que ainda assim está calor, não dá pra dispensar o protetor. O nome disso é mormaço, e também causa queimaduras.


2. Proteja bem o seu rosto

A maior incidência de câncer de pele é no rosto, por isso proteja sua face com cuidado ainda maior.
Utilize protetores especiais para a face, que possuem uma consistência diferenciada, já que passamos as mãos no rosto com freqüência a acabamos removendo parte do protetor.
Use e abuse de chapéus e bonés, que promovem uma proteção extra ao nosso rostinho.


3. Cuidado com o horário

Prefira ir a praia no período da manhã (até as 10 horas) ou no período da tarde (depois das 16).
Das 10 as 16, o sol é mais forte e pode causar danos maiores a nossa pele.


4. Abuse de líquidos

Para manter nossa pele hidratada, devemos beber muita água ao longo do dia para repor o que perdemos através da transpiração. Pode abusar também de água de coco e sucos de frutas pra variar o cardápio.


5. Óculos de sol

Não devemos esquecer de proteger também nossos olhos. Os óculos escuros não só fazem isso, como também protegem a pele em torno dos olhos (prevenindo os famosos "pés de galinha") e faz com que evitemos rugas de expressão.




Mas, se você já se descuidou e agora está assim como estamos eu e a Mah, aqui vai umas dicas:

1. Cuidado com as receitas caseiras

Na hora de aliviar a dor das queimaduras, muito cuidado com as receitas da vovó. Nada de passar óleo de cozinha e nem pasta de dente. O melhor é utilizar um hidratante pós-sol específico para o problema.


2. Evite banhos quentes

Quando a pele estiver descascando, evite tomar banhos quentes. Prefira banhos mornos ou gelados, pois o calor da água deixa a pele ainda mais ressecada.


3. Lábios ressecados

Para hidratar os lábios que estão detonados pelo sol, uma boa opção e usar pomadas como Hipoglós e Bepantol, que são produtos cicatrizantes e possuem vitaminas. Apesar de não serem adaptadas para os lábios, o seu resultado é ótimo.





Meninas e meninos, se cuidem nesse verão!

Bjus =*
Juliana

0 comentários:

Postar um comentário