# 80 - Palavra da vez: EMPATIA


É complicado entender coisas que se passam fora da gente. A dor de outra pessoas pode muitas vezes não ser compreendida por aqueles que estão em volta. As vezes não entendemos o motivo de tanto sofrimento, achamos que aquela amiga que terminou um namoro está fazendo uma tempestade em um copo d'água ou achamos que sabemos como a pessoa deve enfrentar essa fase complicada de sua vida. Isso acontece por vários motivos, ou porque não passamos por uma situação similar e não sabemos como lidar com os fatos, ou porque já passamos e sabemos que tudo passa. O que a gente raramente lembra é que no momento em que estávamos passando por um momento ruim, a luz no final do túnel sempre parece estar bem distante.
Mas há ainda uma situação duplamente complicada: como lidar com a dor alheia quando nós mesmos somos meio que responsáveis por essa dor?
O término de um relacionamento é o exemplo mais claro e comum de uma situação como essa. É mais provável que se ganhe na loteria do que terminar um namoro ou casamento de comum acordo, sem mágoas, sem brigas, sem sofrimento algum. Para os meros mortais, términos são muitas vezes momentos no mínimo complicados, e na maioria das vezes umas das partes é quem toma a iniciativa de acabar com o romance. E quem decide colocar o ponto final não é mais culpado pelo fim do sentimento, mas todo mundo que já tomou um belo pé na bunda sabe muito bem que a razão fica em falta nessa horas, e culpar o desgraçado que entrou com a parte do pé é o que nos resta.
A verdade é que ninguém é obrigado a ficar com ninguém nessa vida, e estar em um relacionamento sem vontade é uma das piores sensações ever. Não é porque alguém não quis casar e viver feliz pra sempre com você que ele é o lobo mau do conto de fadas. Um relacionamento ruim não é bom pra nenhuma das partes, nem pra aquela que resolveu partir pra outra e nem pra parte que ainda não consegue enxergar que merece mais do que aquilo. Mas o que eu percebo muitas vezes é que falta empatia nessas horas, falta pensar no que aquela situação acarreta para os outros além de para sí mesmo, digo até mesmo que muitas vezes falta um certo respeito.
A impressão que tenho é que falta esforço pra se colocar no lugar do outro. Não é bacana sair gritando aos quatro ventos que tá pegando o mundo todo enquanto o seu ex ainda não tá legal por causa da separação. Isso não significa que você não posso pegar o mundo todo, só quer dizer que não há necessidade de espalhar suas conquistas, discrição de vez enquanto é bom, gente. Pense em como isso afetaria aquele que um dia você amou, com quem você dividiu uma parte da sua vida, com quem você passou grande parte de seu tempo.
Deem tempo ao tempo, respeitem o timing da outra parte envolvida. Não espere que vocês se tornem melhores amigos dois dias depois de se separarem. Talvez essa seja a sua vontade, mas pode ser cruel ficar tentando manter contato enquanto sua ex está tentando te esquecer. Entenda a dinâmica da situação, não pense apenas pelo seu lado.
E outra coisa hein, se resolveu terminar, permita ao outro te esquecer! Dê espaço, saia de cena por um tempo, permita que as vidas fluam para novos caminhos. Tem gente que curte um ex correndo atrás pra inflar o próprio ego, mas isso é absolutamente terrível e cruel!
E se um dia os dois conseguirem se encontrar, quando os dois tiverem vontade de manter um novo tipo de contato, ótimo. Mas pra isso ambos tem que estar na mesma vibe, sem forçar a barra, tem que ser natural.
Temos que ter mais cuidado com os outros, temos que ser mais capazes de nos colocarmos no lugar daqueles a nossa volta. O mundo tá muito egocêntrico pro meu gosto, e isso só afastas as pessoas, mais nada.

0 comentários:

Postar um comentário