# 94 - Dica Literária: Quarteto

Esse ano eu me prometi ler mais. Graças a deus eu não tenho problemas pra ler em ônibus, porque é o tempo que me sobra: as "viagens" de casa pro trabalho e do trabalho pra faculdade.

Bom, no começo do ano passado, eu comprei alguns livros em promoção, nem lembro onde. Entre eles estava Quarteto de Manuel Vázques Montalbán. Paguei super baratinho, se não me engano foram R$10. E como eu tenho muitos livros que ainda não lí, acabei deixando esse de lado. Foi só o mês passado que resolvi lê-lo e fiquei surpresa.



O livro é curtinho, tem apenas 71 páginas. A história consiste em uma investigação policial da morte de um dos integrantes deste quarteto, que na realidade é composto de 5 pessoas - ahn? é isso mesmo - e que vai revelando aos poucos as facetas dos relacionamentos envolvendo esses personagens. É somente no final que a história é amarrada e o grande mistério desvendado.

"Costuma ocorrer que os quartetos nunca são realmente quartetos. Como os tercetos. Não é verdade que os três mosqueteiros foram quatro? Vocês, pelo o que se viu e se ouviu, eram realmente um quinteto."

Poeta, jornalista e romancista, Manuel Vásquez Montalbán nasceu em Barcelona em 1939 e faleceu em 2003. Sua vasta obra incluiu romances policias e ensaios políticos, poemas e escritos gastronômicos, além de incontáveis contribuições jornalísticas. É um dos autores espanhóis contemporâneos mais traduzidos no mundo.

O livro é gostoso de ler, tem uma linguagem peculiar e faz referências a muitas obras de artes e cidades de mundo todo. Gostei, me tirou um pouco da mesmisse dos livros que estou acostumada a achar por aí.

0 comentários:

Postar um comentário