# 95 - Nós merecemos mais


Ficar solteira me fez prestar atenção a coisas que eu antes não percebia - além de homens, é claro - e ter a maioria das minhas amigas compartilhando dessa solteirisse me fez ver ainda melhor como andam as dinâmicas de relacionamento nos dias de hoje.

Tenho observado muitos casos de pessoas que simplesmente ficam ou estão com alguém pela necessidade de ter um ser por perto, e não por sentimentos verdadeiros ou pela pessoa em si, o que na minha opinião não é nada além de triste, ou no mínimo um ato de genuíno desespero.

Acredito que lá no fundo, nós mulheres ainda carregamos em nosso sub-consciente aquela coisa de que não podemos ficar solteiras pra sempre, de que temos até uma certa idade pra se casar, de que temos que correr contra nosso relógio biológico pra forma uma família. E ainda temos que ter nossa carreira, ganhar tanto quanto os homens, pós-graduação, falar 13 línguas e o caralho a quatro. Vamo combinar né gente, é demais pra qualquer cabeça feminina ficar achando que nós TEMOS que fazer e ter tudo isso, e ainda por cima que temos um prazo estipulado sabe-se lá por quem. Se você conseguiu tudo isso ou pretende conseguir, ótemo! Passa a receita pra gente, pelamor!


O problema não é ter esses planos, o problema é escolher qualquer caboclo que a gente ache por aí pra fazer o seu papel de "maridinho" só pra que essas metas sejam alcançadas. Esse é um terrível problema!

E não pense que só as mulheres sofrem desse mal não. Tenho visto muito homem por aí com medo de ficar sozinho, se agarrando a primeira barra de saia que passa pela frente. Francamente, tem como dar certo uma situação dessas?

Acho que na realidade, temos aí 2 probleminhas em mãos:

1. Qualé a pressa?
2. Qual o problema de ficar sozinho?

Gente, eu sou uma romântica incorrigível e não me entra na cabeça esse desespero. Estou solteira a mais ou menos uns 10 meses e posso afirmar com convicção que ficar solteira não é problema, e tem sim muitos lados bons. Tenho dado mais atenção aos meus amigos e a minha família, tenho tempo pra me dedicar a projetos antes encalhados, conheço pessoas novas e não devo satisfação a ninguém.

É claro que ter alguém pra compartilhar a nossa vida é maravilhoso. Pegar um cineminha com o namorado, ter companhia em domingos chuvosos, viajar pra destinos românticos. Mas é aí que entra a minha dúvida: vale a pena fazer tudo isso sem gostar realmente da pessoa? Ou vale a pena gostar de qualquer pessoa só porque é bom gostar de alguém?

Acontece que muita gente se sujeita a coisas péssimas em nome do status "comprometida/o". Se agarra no primeiro pretendente a amor da vida toda sem avaliar coisas básicas, como se você realmente gosta dele, se ele gosta de você, se vocês tem interesses em comum, se os dois querem as mesmas coisas pro futuro, se o sexo é bom, se ele é companheiro, se te dá o devido valor... Já pensou ter que dividir seu espaço, seu tempo e sua energia com um cara que nem perceberia que você pintasse o cabelo de rosa, ruim de cama ou que é grosso e não te acompanha em nada? Só pra pode desfilar com o bunitinho de baixo do braço nas festas de família pras tias futriqueiras não enxerem o saco da "encalhada"...


E gente, que pressa é essa? Você não vai virar abóbora se não se casar até os 30, eu pelo menos nunca vi ninguém virar! Mais válido se casar ao 40 porque encontrou alguém compatível, que você ame e que compartilhe dos seus objetivos e sonhos do que casar com qualquer muleque aos 27 e aos 40 perceber que aquela pessoa que dorme ao seu lado a anos é um completo estranho.

Por isso tenho uma palavra pra todos nós: CRITÉRIO pessoal! Ninguém aqui tá te condenando por ter pagado aquele cara na balada e no dia seguinte descobrir que a pessoa escuta Belo e mora com a mãe mesmo já tendo passado dos 30 (se preferirem, substituam os dois defeitos citados por outros de sua preferência). O problema é ficar cega e elegê-lo sem mais delongas ao posto de "amorzinho da minha vida com quem eu quero casar e ter 4 filhos, cachorro, gato e papagaio".

A gente - mulheres e homens também - temos que nos dar mais valor, gente. Escolher pra ficar ao nosso lado quem a gente realmente vê potencial, por quem a gente tenha sentimentos verdadeiros, e quem a cima de tudo nos faça bem. Não ache que você não merece alguém assim, todas nós merecemos sem dúvida alguma. E em vez de ficar pensando em quem vai ser o futuro pai/mãe dos seus filhos, veja as pessoas pelo o que elas são e não como atores competindo por um papel.

E gente, não tô falando aqui pra sentarmos no sofá e esperarmos pelo príncipe no cavalo branco que nos resgatará da solidão. Tô falando de achar um cara bacana, de carne e osso, com defeitos e tudo, mas com qualidades das quais a gente não pode abrir mão, como respeito, carinho e o que mais for de fundamental importância pra você.


Sentir algo por alguém não tem prazo, não tem planejamento. Tem coisas que estão fora do nosso controle, e se apaixonar está com certeza dentro dessa categoria. Se você ainda não encontrou ninguém digno de estar ao seu lado e ainda tá achando que tem que desencalhar antes de alguma data pré-definida, respire fundo e agradeça aos céus por estarmos em 2012 e não na época em que seus pais faziam essa escolha por você.

Não fique com menos do que você merece, fica a dica :)

0 comentários:

Postar um comentário