# 115 - Facebook: complicando os relacionamentos desde 2004


Relacionamentos são por natureza complicados. Afinal de contas, envolvem duas pessoas - no mínimo - distintas, que pensam de formas diferentes, agem de maneiras diferentes e se expressam cada um a sua maneira. E é assim mesmo, relacionamentos incluem duas cabeças separadas que juntas constroem algo além de si mesmas, e como nenhuma das duas controla o inteiro, complicações normais ocorrem.

A modernidade facilitou muito a vida de todo mundo, mas algumas de suas ferramentas podem prejudicar os relacionamentos se não forem utilizadas da maneira correta. O Facebook é um caso clássico. Tenho observado muitos casais que acabam brigando por causa dessa rede social. Mas como não deixar a loucura subir a cabeça e te fazer armar incontáveis barracos por causa do FB?

As nóias são várias e eu vou falar sobre as mais comuns...

1. Status de relacionamento
Xiiiiiii, essa dá um problema! Maldito Facebook que posta no mural das pessoas a mudança de status de relacionamento acompanhada de um coraçãozinho vermelho. É fato, o povo bate o olho e vê o maldito coraçãozinho e já vai verificar o que anda acontecendo com a vida amorosa alheia. E os problemas vão desde "porque aquela vaca comentou a mudança de status de relacionamento do fulano" a até "se a gente tá namorando, por que é que ele não muda logo o status". É sério gente, isso tudo é bem comum e ninguém tá salvo de passar por uma situação facebooklística como essa - seja como proprietária da nóia ou alvo da nóia. E quando a pessoa fica solteira então! O povo já cai em cima, nem espera o corpo esfriar, francamente! O meu conselho? Não leve tão a sério os comentários, não ache que sem a validação do facebook o seu relacionamento não existe e não deixe no seu mural a mudança de status caso você termine com alguém - evita situações desconfortáveis.


2. Mensagens suspeitas no mural do gato
Essa é clássica, e velha também: está inserida em baixo da mesma categoria que achar mensagem de celular de outra mulher e email de origem suspeita. Você loga linda no seu facebook e vai dar aquela conferida no mural do namorado/namorido/peguete/marido/caso, quando de repente você encontra uma mensagem de uma fulana qualquer dizendo "Fulano, saudades de você! Anda sumido, vê se aparece". O sangue sobe, a raiva toma conta e quando você percebe você está bombardeando o coitado com perguntas do tipo "quem é ela? saudades do que? aparece onde?". Cuidado amigas, você pode transformar um pequeno desconforto em tsunami e acabar afastando o gato que ficou assutado com a sua atitude semi-paranoica. E não é pra menos né, afinal de contas que deixou a mensagem foi outra pessoa, o que nenhum de vocês dois controla, e tudo pode não passar de um mal entendido. Meu conselho: não fuce no mural dele, qualquer coisa sem maldade alguma pode se transformar em motivo pra desconfiança. E se o cara quiser pular a cerca, believe me, ele fará isso sem que nada seja postado no mural dele e você nem vai desconfiar. O mesmo vale para "ele curtiu o status daquela piranha".


3. Que foto é aquela?
As fotos também trazem certos problemas. "Por que ele tem foto com a ex?" e "Quem é a vagabunda abraçada com ele naquela foto?" são as indagações mais comuns. Gente, respira fundo e usa o bom senso tá. Sem chilique a toa, sem barraco sem motivo. Se a foto for extremamente suspeita, converse com o gato, sem chegar berrando e apontando dedos tá.

4. Os modernos "perseguidores"
Se você tem a mania de seguir cada passo virtual da pessoa amada, fique esperta: isso é um prato cheio pra uma boa briga. Tem gente que tem a mania de publicar em seu mural cada passo e cada espirro que dá. Se juntar essa mania de excesso de compartilhamento de informação com alguém que tenha excesso de habilidades investigativas e mania de fuçar, fode tudo. Pelamor gente, se você tem tempo pra acompanhar cada movimento que alguém faz no facebook, tem tempo pra fazer outras coisas bem mais úteis hein! Pare com essa mania de querer saber tudo sobre a outra pessoa, isso não é saudável! Vá trabalhar, estudar, lavar uma louça, sei lá...


5. Quem é a piranha que ele adicionou?
Ai senhor, há também as brigas por adicionamento de amigos. Gente, tem gente que não tem o menor critério pra adicionar as pessoas, quem pede o povo aceita. Então sem ficar noiando em cada nega que for adicionada pelo gato, pode ser colega de trabalho, conhecida da faculdade, who knows. Sem barraco por causa disso também hein, lembrem do bom senso.

6. Indiretas
Esse tópico me tira do sério. O facebook tá virando um muro das lamentações moderno, com indiretas pra lá e pra cá. Gente, indireta só serve pro resto do povo ficar com raiva e deixar de assinar seus feeds pra não ter que ficar lendo merda o dia todo. Se você tem alguma coisa pra falar pra alguém, fale pra essa pessoa, e não fique jogando reclamações ao vento e poluindo o feed de notícias alheio.

O facebook é uma rede social na qual as pessoas expões grande parte de suas vidas - algumas menos, outras demais - o que pode causar certos mal-entendidos, principalmente entre casais. Não deixe com que a nóia moderna dessas redes sociais tire seu sono ou cause conflitos constantes com as outras pessoas. Use do bom senso! É claro, se seu namorado é marcado em uma foto em que ele aparece tascando um beijo de língua em uma loira qualquer, não tem muito o que falar né. Mas fora esses casos extremos, não tome cada coisinha como motivo pra encrenca, não fique fuçando e achando coisa onde não há e não faça tempestade em copo d'água.


Relacionamentos já são complexos, não vamos utilizar as ferramentas da modernidade pra deixá-los ainda mais complicados. Vamos simplificar a vida né gente, e não complicar ainda mais.

1 comentários: