# 170 - Contos de Fada

Eu acredito que muitas de vocês assim como eu, cresceu ouvindo as estórias dos contos de fadas. Não sei se você se lembram, mas eu adorava aquele programa da TV Cultura que mostrava um conto de fada por dia, amava as estórias fantásticas das princesas indefesas, das bruxas más, dos príncipes heroicos e dos famosos "felizes para sempre". Até achei um canal no youtube com os contos, quem estiver se sentindo nostálgica e quiser matar a saudade, confiram aqui.

Os contos de fada, em geral, contam a histórias de um herói ou heroína que enfrenta obstáculos para no final triunfar contra o mal. Muitas dessas estórias foram escritas a muito tempo atrás, muito antes da Disney popularizar esses contos com seus desenhos que fizeram e fazem parte da infâncias de muitos de nós.

Esses dias estava no facebook e vi um post da página Moça, Você É Machista...


Sério, fiquei pensando e percebi que por mais óbvio que seja, eu nunca tinha pensado nos contos de fada dessa maneira. Acho que muito disso se deve a carga emocional e sensação nostálgica de infância que esses contos carregam, mas realmente, alguns deles passam uma mensagem bem machista e que eu sinceramente não acredito que seja legal pra uma criança. Vamos aos exemplos:

Cinderela


É o clássico dos clássicos. Foi escrita por Charles Perrault em 1697.
Moral da estória: Nada como um cara rico e poderoso pra te salvar da sua vidinha tensa, só um homem pode te fazer feliz acabando com todos os seus problemas.

Bela Adormecida



A versão mais antiga foi escrita por Giambattista Basile, em 1634.
Moral da estória: Depois das suas besteiras e cagadas (como enfiar o dedo num fuso sabendo que essa é uma maldição que te deixará em estado de sono profundo pra sempre), apenas um homem forte e bravo pode te salvar.

Branca de Neve


Original da tradição oral alemã, publicada pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1822.
Moral da estória: Mesmo feliz na floresta e morando com amigos, não dá pra ser feliz sem o príncipe, que te salva por causa do seu caráter indefeso.

A Bela e a Fera


Conto de fada francês escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740.
Mora da estória: Ah que linda, ela conseguiu amar a Fera mesmo ele sendo esse bicho peludo... Claro que fica bem fácil quando o monstro é rico e mora numa mansão. Beleza externa não importa, o que importa é conta corrente! Queria ver se a Fera fosse pobre e morasse num barraco...

***************

É claro que, brincadeiras a parte, os contos de fada não são totalmente responsáveis pelo modo como nos relacionamos com os homens, mas eles são uma grande parte da cultura infantil e possuem mensagens em suas entrelinhas que são guardadas pelas crianças. Os contos de fadas derivam das fábulas, estórias criadas com o propósito de ensinar de maneira lúdica certos aspectos da moral e dos costumes da época. Chapeuzinho Vermelho ensinava as crianças a não desobedecer os pais, A Formiga e a Cigarra ensinava a importância do trabalho, e assim por diante.

Esses contos foram escritos a muito tempo atrás, quando mundo era outro. Talvez algumas mensagens de contos infantis não sejam mais tão apropriadas para passar o que queremos ensinar as futuras gerações. O que não nos impede de criar novos, quem sabe eu escrevo um conto sobre a princesa que teve que enfrentar as torturas do mercado de trabalho pra no final conquistar o cargo que ela tanto queria...


0 comentários:

Postar um comentário