# 101 - Quando a memória não ajuda

A memória da gente é uma coisa engraçada (pra não dizer sacana). Esquecemos onde o controle remoto foi parar, esquecemos do trabalho, de buscar o cachorro no pet shop, esquecemos do aniversário de namoro, do jantar marcado com os amigos... mas quando a gente precisa que a memória falhe, lá está ela: intacta, te lembrando tim tim por tim tim do que  - de quem - você gostaria de esquecer.


E você nem percebe a lembrança chegando, quando vê ela já tá lá, na sua mente, te atormentando com detalhes sórdidos do passado. Tira o sono, te faz inventar mil e uma possibilidades de conversas e encontros que nunca existirão, tira a sua sanidade mental, afeta a concentração e prejudica o seu julgamento.

Me lembrei agora do filme O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Nele, o casal interpretado por Jim Carrey e Kate Winslet, recorre a opção perfeita quando seu relacionamento não dá certo: apagar um ao outro da memória. Não seria perfeito? Não vou estragar o filme pra quem não viu, mas só digo que nem isso adiantou muito. O lance era foda!


E naquelas noites solitárias ou nas madrugadas de TPM, você fica revivendo aquele sexo incrível, ou jeito que ele passava a mão no seu cabelo, ou o jeito dele de sorrir quando ficava sem graça. Você se lembra daquela tarde chuvosa em que vocês dois ficaram largados no sofá, conversando sobre mil assuntos. As memórias são várias, os sujeitos protagonistas são vários, e muitas de nós já passamo muitas vezes por tudo isso.

Mas e aí, comofaz pra esquecer de uma coisa que foi tão boa?

Boa pergunta! Se alguém descobrir, please, me mande por email ou deixe a receita aí nos comentários. Mas só digo uma coisa: se as memórias são tão fortes, é porque aí tem alguma coisa... mas se são só lembranças e não o presente, também deve haver uma razão.

Por isso, aprenda com essa tortura da natureza, é o que nos resta! É lembrando do que já passamos e do que já passou que nos preparamos melhor para o que há de vir pela frente. É nos martirizando e chorando compulsivamente no banho por causa dessas memórias que a gente passa a se entender mais, a entender como funciona nosso coração e como a gente pode ser um pouco melhor nos próximos relacionamentos.

Avaliem a razão desse cérebro não te deixar esquecer desse alguém. Se valer a pena e ainda tiver chance, vai atrás, não espera a oportunidade cair do céu não, minha filha! Mas se não tem mais jeito, vá criar lembranças novas por conta própria ou com quem mereça.

0 comentários:

Postar um comentário