# 140 - Projeto Verão 2013 - 10 dicas para uma dieta eficiente



Olá leitoras!

Hoje vim trazer pra vocês algumas dicas pra que sua dieta funcione de acordo com o esperado. Ao longo desses anos de regimes e restrições, eu pude observar certas táticas que funcionaram muito bem e outras que não funcionaram tanto assim, e resolvi compartilhar com vocês algumas delas:

1. O segredo é a quantidade


Não adianta trocar o pão francês por pão integral e comer 5 fatias no café da manhã, e nem se empanturrar de torrada light só porque tem poucas calorias. O segredo é comer o necessário pra matar a sua fome, sem exageros. Pra isso você precisa prestar atenção ao que está comendo, o que significa comer de vagar e não na frente da tv. Ficou com vontade de chocolate? Coma um quadradinho da barrar, só não vale comer a barra inteira. Moderar na quantidade de comida já um excelente passo rumo ao corpo dos seus sonhos.

2. Você vai ter que abrir mão


Não se iluda achando que dá pra emagrecer comendo absolutamente tudo. Não dá pra emagrecer tomando refrigerante todo dia, nem comendo bolacha recheada toda hora e nem Mc Donalds três vezes por semana. Pra perder peso você vai ter que abrir mão de certos prazeres para obter um resultado melhor a longo prazo. Essa pra mim é a parte mais difícil, porque eu sou completamente viciada em coca-cola, mas coloquei como meta não beber refrigerante durante a semana, e mesmo nos finais de semana vou beber com moderação.

3. Cuidado com os finais de semana


Nos finais de semana a gente tende a dar uma escapada da dieta, mas é preciso prestar atenção pra não ganhar em dois dias os kilos perdidos durante a semana. Não precisa ficar paranoica, mas saiba o tamanho das escorregadas e se programe pra compensá-las, como fazendo uma caminhada mais longa na segunda.

4. Beba muita água


Sem água nada funciona. Toda aquela fibra dos carboidratos integrais não servem pra nada sem a água. A água ajuda nosso intestino funcionar melhor, melhora nosso metabolismo e limpa nossa organismo. Beba pelo menos 2 litros por dia, e se enjoar de beber água pura, coloque um pedaço de gengibre dentro do copo ou uma fatia de limão.

5. Coma várias vezes ao dia



Para que nosso metabolismo esteja funcionando na velocidade certa é preciso fazer várias refeições ao dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas, ou 4 em 4. Dessa maneira você nunca sente muita fome e não corre o risco de atacar a geladeira loucamente. Várias refeições ao dia com baixo teor calórico fazem com que nosso corpo queime a energia de maneira constante. Se você fica longos períodos sem se alimentar, seu corpo entende que você pode estar em perigo e começa a armazenar a maior quantidade de calorias possível, fazendo com que mais gordura seja acumulada.

6. Você precisa se exercitar


Eu tenho até vergonha de falar uma coisa dessas aqui no blog porque eu sou a pessoa mais sedentária ever. Mas não tem jeito, se exercitar é preciso e eu vou começar essa semana a fazer meia hora de exercício por dia antes e ir trabalhar. Se exercitar acelera o metabolismo, queimando muito mais calorias, aumentando a nossa massa muscular e fortalecendo nossa sistema cardiovascular.

7. Moderação no sal


O sal é um inimigo complicado. Porque praticamente tudo o que comemos contém sal e acabamos comendo muito dessa substância do que deveríamos. O problema do sal é o sódio, que acaba fazendo nosso organismo reter líquidos, dando aquela sensação de inchaço e sobrecarregando nossos rins e outros órgãos.

8. Saiba quantas calorias os alimentos tem


Calma, não to falando pra todo mundo ficar maluca olhando as calorias de cada coisinha que comer. Mas saber quantas calorias tem nos alimentos que consumimos com maior frequência pode te ajudar a fazer escolhas mais conscientes. Por exemplo: um pacote com 3 biscoitos de club social integral tem, se não me engano, 134 calorias. Essa semana eu descobri que 3 torradas integrais possuem 105 calorias, o que me levou a escolher a torrada em vez da club social.

9. Do que é feito o seu peso


Além de ficar de olho na balança, temos que saber do que é composto o nosso peso. Temos que tomar cuidado com a nossa dieta para não perder massa muscular e perder mais gordura. Se você começar a fazer musculação os números na sua balança poderão subir, mas nem sempre isso significa que você engordou, pode apenas indicar que sua massa muscular aumentou o que é uma coisa excelente. Por isso, preste atenção em que tipo de peso você está perdendo.

10. Mude seu estilo de vida


Adquirir hábitos mais saudáveis não é algo que deve ser temporário, apenas quando se quer emagrecer. Escolher de maneira mais inteligente o que comemos e praticar atividade física tem que estar atrelados ao nosso estilo de vida. Não vale comer verduras e legumes só durante a dieta, porque para manter o seu novo peso você vai ter que continuar cultivando esses hábitos. Por isso, encare essas mudanças como algo definitivo e não temporário, porque elas vão sempre te trazer benefícios.

E aí, gostaram das dicas? Quem tiver mais pode deixar ai nos comentários, o importante é a gente se ajudar a conquistar nossos objetivos ;)


0 comentários:

Postar um comentário